Galpão Arthur Netto
   
 



BRASIL, Sudeste, MOGI DAS CRUZES, JARDIM SANTISTA, Homem, Até dois anos, Portuguese, Spanish, Arte e cultura, Cidadania
 

  Histórico

    Votação
     Dê uma nota para meu blog

    Outros sites
     O Sequestro do Secretário de Cultura
     Cia do Escândalo
     Blog dos Contadores
     Teatro da Neura
     Teatro da Provocação
     Jabuticaqui Blog
     Opereta
     Garagem 21
     Gabriel Tarragô
     O Diário de Mogi
     Diário de Suzano
     Jornal Sete
     Mogi News
     Cooperativa Paulista de Teatro
     Maria Renata Morales
     TV Contadores de Mentira
     APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte)
     Subteatrágicos (Arte by Horn)
     Cinemanálise no Twitter
     Ed Nicodemo
     Cia Caixa de Nozes
     Tomate Iluminador




     

     
     

    O Palácio dos Urubus - Cia Vira-Lata

    Cia Vira-Lata estréia no Galpão

    Nos próximos dois finais de semana, de 03 a 12 de outubro, sextas, sábados e domingos, estreia no Galpão Arthur Netto o espetáculo “O Palácio dos Urubus”, da Cia Vira-Lata. Baseado na obra de Ricardo Meireles, o espetáculo faz uma divertida e ácida sátira a países onde a falta de ética e a corrupção imperam. O espetáculo acontece sempre às 20h e os ingressos custam 15 reais, com promoção para ingressos antecipados (10 reais), e podem ser adquiridos pelo tel 3433 9841 ou pelo email galpaoarthurnetto@uol.com.br. Há meias-entradas para estudantes, professores, maiores de 60 anos e classe-artística.

     

    Formatura

    A Cia Vira-Lata, grupo responsável pela montagem, é formada por alunos que estão finalizando a Oficina Livre de Teatro. “Foram 03 semestres de dedicação, convivência e pesquisa e a peça é resultado de todo o esforço dos alunos”, comenta Manoel Mesquita Junior, orientador da oficina. Segundo Manoel, a oficina tem o objetivo de iniciar os alunos nos conceitos básicos do teatro, como corpo, voz, jogo teatral, e, sobretudo estimular o ator para a criação artística, além da produção prática de uma temporada. “Queremos estimular a tradição teatral em nossa região de maneira intensa e continuada”, finaliza Manoel.

    Atualmente existem mais duas outras turmas de teatro adulto em curso, que se encontram no 1º e 2º semestres do curso, respectivamente, além de outras 04 turmas de crianças e adolescentes.

     

    O Palácio dos Urubus  – Sinopse e Reflexão

    Ilha de Babaneirale, ano de 1912, nesta extensão de terra cercada de água por todos os lados sobrevive aos trancos e barrancos um decadente Regime Monárquico. Inserido em um ambiente tropical (nada semelhante a um país da América Latina) Babaneiralle sofre com as desventuras eloquentes de um Rei. Os moradores cansados do nepotismo, da corrupção e das loucuras extravagantes do Monarca, preparam junto a ministros golpistas, uma revolução. O rei de Babaneiralle, Navarro Ramirez Penna Cassarolli, é um homem egocêntrico e “doidivanas” e nem se preocupa com o que está acontecendo. Ao contrário disso, mergulhado em sua riqueza, cego de sua beleza, vive feliz em seu palácio comendo frutas tropicais e se divertindo com seu total absolutismo monárquico.

    Mas a revolução é desorganizada e descontrolada, com o único objetivo de tirar o tirano do trono. Arquitetada por funcionários do alto escalão da inóspita corte, o “golpe”, meticulosamente planejado em quartos escuros de um bordel, segue em marcha pronto para cumprir seu objetivo!

    O espetáculo mistura humor, política, e personagens caricatos, ingredientes para um saboroso deleite de reflexão e risos. O Palácio dos Urubus é uma terra de cego onde quem tem um olho é rei!

     

    Ficha Técnica

    Elenco: Andressa Jimenez, Camila Araújo, Cida Mendes, Danilo Santos, Elvis Moura, Léia Steidle, Rah Santos, Rangel Silva, Ricardo Carvalho, Samantha Marx, Tobias Siqueira, Thiago Costa.

    Trilha Sonora: Elvis Moura e Cia. Vira- Lata.

    Produção: Cia. Vira-Lata e Galpão Arthur Netto de Cultura e Cidadania.

    Colaboração artística: Gomes Mazurca, Valéria Catarino, Izabel Alves Costa

    Desenho e operação de luz: Manoel Mesquita Jr

    Criação artística, figurino e cenário: Samantha Marx, Ricardo Alvez e Cia Topiaria Teatral

    Orientação da oficina e direção do espetáculo: Manoel Mesquita Junior

    Coordenação pedagógica: Danilo Meirelles

     

    Serviço

    O que: O Palácio dos Urubus

    Quem:  Cia Vira-Lata

    Onde: Galpão Arthur Netto - Avenida Fausta Duarte de Araújo, 23 – Jd. Santista – Mogi das Cruzes (próximo ao Hospital Ipiranga)

    Quando: 03 a 12 de outubro, sextas, sábados e domingos, 20h.

    Quanto: R$15,00 (meia-entrada para estudantes, professores, classe artística e maiores de 60 anos) e R$10,00 (antecipado)

    Orientação etária: 10 anos

    Capacidade: 80 lugares.

    Contato: (11) 3433 9841 ou galpaoarthurnetto@uol.com.br

     

     



    Escrito por Galpão Arthur Netto às 21h08
    [] [envie esta mensagem
    ] []


     

     

    Circulação Coletivo Shop Sui

    Coletivo Shop Sui, no Galpão Arthur Netto

    Nesse fim de semana, 27 e 28, sábado e domingo, 20h, gratuito (via ProAC-SP),  tem apresentação de dança contemporânea no Galpão Arthur Netto. O Coletivo Shop Sui (São Paulo-SP) traz a Mogi 02 espetáculos em um só. São eles "Meu Doce Estimado" (duo) e "Black Out" (solo), que fazem parte da pesquisa do grupo e do projeto que está em circulação por várias cidades de São Paulo.

    Além disso, no domingo, das 15h às 18h, também gratuitamente, e no Galpão, teremos um workshop aplicado pelo grupo. O público-alvo compreende bailarin@s, atores e atrizes, estudantes de artes cênicas e interessados em geral, a partir de 16 anos. As inscrições para o workshop devem ser feitas feitas por email, no endereço galpaoarthurnetto@uol.com.br, ou pelo telefone 3433 9841.

    Já os ingressos para as apresentações devem ser retirados a partir das 18h de cada dia. 

    Black Out

    “Black Out” relata os demônios interiores que atormentam um ser nas últimas horas de sua existência, capturando imaculadamente a facilidade do tombo num trágico abismo de depressão, solidão, desespero e abusos… Trata-se de um modo abstrato e fictício, uma reflexão hipnótica e poética desta viagem à torturada psique de um indivíduo. Inspirado no filme Last days do diretor Gus Van Sant, relata os tormentos de um jovem cantor e compositor e ex-vocalista da banda norte-americana Nirvana (Kurt Cobain).

     

    Direção e Coreografia (1a. fase): Fernando Martins e Jorge Garcia

    Direção e Coreografia (2a. fase – PROAC): Fernando Martins

    Intérprete: Fernando Martins Cenografia: Leonardo Ceolin e Fernando Martins

    Trilha Sonora: Michael Pitt, The Velvet Undergrond e Ben Frost

    Design de Luz: Ari Buccioni

     

     

     

    Meu Doce Estimado

    Sobre a relação entre dois indivíduos estagnados na sua rotina onde encontram dificuldades de comunicação. Esta dificuldade os leva para um universo mais visceral, onde atitudes humanas e animais se perdem na realidade estabelecida. “Agora, lúcida e calma, Lóri lembrou-se de que lera que os movimentos histéricos de um animal preso tinham como intenção libertar, por meio de um desses movimentos, a coisa ignorada que o estava prendendo – a ignorância do movimento único, exato e libertador era o que tornava um animal histérico: ele apelava para o descontrole – durante o sábio descontrole de Lóri ela tivera para si mesma agora as vantagens libertadoras vindas de sua vida mais primitiva e animal: apelara histericamente para tantos sentimentos contraditórios e violentos que o sentimento libertador terminara desprendendo-a da rede, na sua ignorância animal ela não sabia sequer como, estava cansada do esforço de animal libertado.”

     

    Direção e Coreografia: Fernando Martins

    Intérpretes: Amanda Raimundo e Samuel Kavalerski

    Figurinista: Fernando Martins / Peças: João Pimenta

    Trilha Sonora: Mozart e Ben Frost

    Design de Luz: Ari Buccioni

     

    Workshop Brain Diving - por Fernando Martins

    Esses estudos partiram de uma necessidade de mergulhar em meu próprio universo a fim de criar habilidades e ferramentas para investigar minhas inquietações artísticas. Depois de muitos anos de trocas com outros artistas, coreógrafos e diretores senti a necessidade de buscar caminhos também fora do mundo da arte, aprender com experimentos da vida, com outras culturas e pen- samentos: a força espiritual dos africanos, a concentração dos vietnamitas, o espiritual Temazcal dos índios do Mexico e caminhadas religiosas no Brasil foram algumas das experiências que me possibil- itaram abrir esta conexão e dialogar com o universo do movimento e como eu me comportava nele. Buscar explicações na ciência foi um ponto importante, trazendo mais força e clareza para a pesquisa sobre a identidade artística e sobre o pensamento sobre novas formas de pensar e movimentar-se.

     

    BRAIN DIVING é uma ferramenta composta por um grupo de exercícios que estão interligados e que propõem uma conexão plena entre consciência e realidade durante o movimento oferecendo ao indivíduo a possibilidade de reconhecer e organizar, durante o seu percurso criativo, os pensamentos, emoções e sentimentos. A ferramenta propõe muitas possibilidades, como mudança de estado de consciência, conexão direta entre as articulações e harmonia. Este grupo de exercícios está em constante crescimento, acompanhando a trajetória e investigação de Fernando Martins no desenvolvimento de possibilidades para revelar estados relacionados ao movimento.

     

    Serviço 1

    O que: Circulação Shop Sui (Dança Contemporânea)

    Quem: Coletivo Shop Sui

    Onde: Galpão Arthur Netto- Avenida Fauta Duarte de Araújo, 23 - Jd. Santista - Mogi das Cruzes (próximo ao Hospital Ipiranga)

    Quando: 27 e 28 de Setembro de 2014, SÁBADO e DOMINGO, às 20h

    Quanto: Gratuito (retirar ingressos a partir das 18h)

    Duração: 50 minutos

    Orientação Etária: LIVRE

    Contato: (11) 99986 7304 ou galpaoarthurnetto@uol.com.br

     

    Serviço 2

    O que: Workshop Brain Diving (Dança Contemporânea)

    Quem: Fernando Martins (Coletivo Shop Sui)

    Onde: Galpão Arthur Netto- Avenida Fauta Duarte de Araújo, 23 - Jd. Santista - Mogi das Cruzes (próximo ao Hospital Ipiranga)

    Quando: 28 de Setembro de 2014, DOMINGO, às 15h

    Quanto: Gratuito (inscrições por telefone ou email)

    Capacidade: 20 Vagas

    Duração: 03 horas

    Orientação Etária: a partir de 16 anos

     

    Contato: (11) 99986 7304 ou galpaoarthurnetto@uol.com.br



    Escrito por Galpão Arthur Netto às 09h46
    [] [envie esta mensagem
    ] []


     

     

    Samba, Filosofia e Tradição - Edição de Setembro/14

    A IDEIA - Samba, Filosofia e tradição

    O projeto apresentará melodias e canções que expressão o que é o samba, uma cultura para os que vivem e o tem como uma filosofia de vida.

    Sambas de vários compositores e interpretes que ao longo da história produziram a cultura deste ritmo musical nacional estarão presentes na proposta deste show que tem a intenção de informar, dar a conhecer as pessoas o repertório que tem diferentes estilos, enraizados nos 04 cantos do Brasil.

     

    O SHOW

    Das Velhas Guardas das escolas de samba, samba de quadra, exaltação a escolas de sambas, samba de terreiro, partido alto, samba dolente, enfim o SAMBA, tem presença confirmada naqueles que produziram e ficaram conhecidos como vozes e poetas deste fazer musical. Vamos falar de Cartola, Nelson Cavaquinho, Candeia, João Nogueira, Fundo de Quintal, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e entre outros, neste projeto que deverá acontecer em 4 apresentações sendo uma a cada mês a começar de setembro e finalizando com uma em dezembro comemorando o Dia Nacional do Samba.

     

    SAMBA, FILOSOFIA E TRADIÇÃO

    O nome do show já diz tudo, este é um projeto show que tem seu inicio neste final de semana e acontecerá uma vez por mês no Galpão Arthur Neto.

    A ideia como o próprio nome já diz, é mostrar cantando toda a nossa paixão pelo samba, mostrar essa nossa filosofia de vida, essa nossa tradição e como muitos compositores e cantores tem a sua identidade nitidamente em suas obras, o samba para muitos é tido como religião, é um modo de ver e viver a vida, o samba tem a sua tradição não é a toa.

    E nesta primeira edição os compositores escolhidos foram Donga, Zé Keti, Candeia, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Cartola e Luiz Carlos da Vila.

     

    O show acontecerá no dia 20 sábado as 20h,no Galpão Arthur Neto que fica na Av. Fausta Duarte de Araújo,23 - Jardim Santista - Mogi das Cruzes - informações (11) 3433-9841 / 97384-7193.



    Escrito por Galpão Arthur Netto às 09h17
    [] [envie esta mensagem
    ] []


     

     

    Algo Mais - Cia 7 Cênico

    "Algo mais":  É um espetáculo de extensão a uma trilogia que se iniciou em 1999 com o espetáculo "igual contra igual"; peça baseada na obra de Fernando Pessoa. Na sequencia em 2005 o segundo  espetáculo "O Marinheiro" de Fernando Pessoa; concluindo em  2010 com o terceiro "A chave"; espetáculo composto a partir de cinco autores: Mario Quintana, Manoel Bandeira, Shakespeare,Casimiro de Abreu e Fernando Pessoa.

    A dramaturgia do espetáculo foi elaborado pelo 7 cênico a partir dos textos do poeta Fernando Pessoa e alguns de seus heterônimos e poeta Jose Régio;  e músicas autorais da companhia livremente inspiradas nos textos e especialmente criadas para o espetáculo.

    Poemas:                                       

    *Mensagem (Fernando Pessoa)

    *Ode Triunfal (F.P. Álvaro de Campos)

    *Aniversário (F.P. Álvaro de Campos)

    *Tabacaria (F.P. Álvaro de Campos)

    *Poema em linha reta (F.P Álvaro de Campos)

    *O Guardador de rebanhos (F.P Alberto Caeiro)

    *Cântico Negro (José Régio)

    *(A dramaturgia parte da presença da modernidade na vida das pessoas, o questionamento, a reflexão, contestação e busca pelo essencial.)      

    Encenação: A encenação foi elaborada partindo do gênero lirico para o dramático. Dois atores em cena e alguns banquinhos.Estabelece-se um dialogo onde um se movimenta pelo espaço dando voz a obra dos artistas privilegiando a simplicidade e clareza das imagens tendo a palavra como o centro do espetáculo;o outro tocando violão musicalizando a cena assumindo uma posição de receptor que comunga com o que é dito e emerge cantando suas reflexões.Ambos buscam dialogar com o publico numa cumplicidade dinâmica e intrínseca estimulando a reflexão a respeito desse movimento continuo e aberto do pensamento humano e seus questionamentos não resolvidos.

     

    Os pensamentos de Fernando Pessoa e José Régio através de suas criações são a base do espetáculo.Suas inquietações sobre o mistério e condições pungentes do ser humano, seus apontamentos e reflexões sobre o caminhar  através da modernidade caótica,fragmentária e voraz.    

    Serviço

    O que: Algo Mais (Espetáculo Teatral)

    Quem: Cia 7 Cênico (Direção de Wolney de Assis)

    Onde: Galpão Arthur Netto- Avenida Fauta Duarte de Araújo, 23 - Jd. Santista - Mogi das Cruzes (próximo ao Hospital Ipiranga)

    Quando: 31 de Agosto de 2014, DOMINGO, às 20h

    Quanto: R$ 10,00 (PREÇO ÚNICO)

    Capacidade: 90 Lugares

    Duração: 70 minutos

    Orientação Etária: LIVRE

    Contato: (11) 99986 7304 ou galpaoarthurnetto@uol.com.br

     

     



    Escrito por Galpão Arthur Netto às 09h14
    [] [envie esta mensagem
    ] []


     

     

    Platô - InSaio Cia de Arte

    SINOPSE:

    Corpos que se reencontram no tempo e no espaço. Trajetos que se acompanham por muito tempo, desviam e voltam a se tocar. Pensar as diferenças enquanto caminhos traçados. É no cruzamento da textura destes diversos discursos que delicadezas e memórias criam o desejo de outras perspectivas. Não se parte mais de onde parou. É preciso haver inversões, reversões, um outro tempo.

    “É no cume da montanha que o percurso começa.” (Michel Serres)

       Depois de circularem com Platô” por vários espaços de São Paulo e arredores, os bailarinos Claudia Palma e Armando Aurich encerram este ciclo de apresentações do espetáculo em Mogi das Cruzes, neste sábado (30/8), às 21h, no Galpão Arthur Netto de Cultura e Cidadania, que vem comemorando seus cinco anos de manutenção como espaço cultural independente. A entrada é gratuita.

       “Platô” é o resultado da parceria dos dois bailarinos, que voltam a criar juntos depois de um hiato de quatro anos de separação artística em trajetórias distintas.   O ponto de partida para Platô é exatamente a possibilidade de estudo e criação corporal  proporcionada por esse reencontro, não de modo autobiográfico, mas como metáfora de trajetos que se transformam e propõem mutações. Tendo como forte referência o livro “Variações sobre o corpo”, do filósofo Michel Serres, que exibe logo em seu prólogo uma dedicatória a guias de montanhismo - seres obstinados e corajosos -, a pesquisa apoia-se em experiências corporais que acessam reflexões e propostas de ação, sem deixar de levar em conta que sentidos, sentimentos e imagens corporais integram e delimitam o mundo da vida.

       Passando pelas companhias Cisne Negro, República da Dança e Balé da Cidade de São Paulo - Cia. 1 e Cia. 2 -, Claudia Palma e Armando Aurich tiveram aproximadamente 20 anos de cena, com muitas criações em conjunto, parceria interrompida apenas com a extinção da Cia 2. do Balé da Cidade. “Armando seguiu em direção a Vitória (ES), sua terra natal, onde passou a atuar como coordenador, professor e coreógrafo, e eu dei continuidade à direção da iN SAiO Cia. de Arte, caminho pelo qual prossegui como criadora”, conta Claudia Palma. Com o retorno de Armando para São Paulo, ambos trouxeram o desejo do encontro para o resgate dessa parceria, porém, não para retomar trabalhos vivenciados no passado, mas com a vontade de deixar emergir novas possibilidades de experimentações e fruição.

       Durante o processo de “Platô”, Claudia Palma e Armando Aurich contaram com Mariana Muniz e Rodrigo Vilalba como provocadores cênico e filosófico, respectivamente. A trilha sonora original e interpretada ao vivo é de Celso Nascimento; André Boll e Silviane Ticher respondem pela iluminação; e Lia Damasceno assina o figurino.

      “Platô” foi contemplado pelo ProAC - Programa de Ação Cultural - Governo do Estado de São

     

    Paulo - Secretaria de Cultura.

    Serviço

    O que: Platô (Dança Contemporânea)

    Quem: Claudia Palma e Armando Aurich (Insaio Cia de Arte)

    Onde: Galpão Arthur Netto- Avenida Fauta Duarte de Araújo, 23 - Jd. Santista - Mogi das Cruzes (próximo ao Hospital Ipiranga)

    Quando: 30 de Agosto de 2014, SÁBADO, às 20h

    Quanto: Gratuito (retirada de ingressos a partir das 18h)

    Capacidade: 80 Lugares

    Duração: 60 minutos

    Orientação Etária: LIVRE

     

    Contato: (11) 99986 7304 ou galpaoarthurnetto@uol.com.br



    Escrito por Galpão Arthur Netto às 09h09
    [] [envie esta mensagem
    ] []


     

     

    João Pedro Stédile no Galpão

    Associação pela Promoção da Cidadania e Solidariedade - Makaúba trás um dos principais coordenadores do MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, o principal movimento social do Brasil, que procura organizar parcelas significativas de brasileiros excluídos, pela forma de dominação secular de uma elite saqueadora, escravagista, segregacionista com traços de genocídios.


     



    Escrito por Galpão Arthur Netto às 09h06
    [] [envie esta mensagem
    ] []


     

     
    [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]